sábado, 13 de outubro de 2012

Leticia = Laetitia = alegria


 
Meu nome é uma das minhas primeiras definições do que sou. Gosto do meu nome. Não apenas por ser a palavra que meus pais escolheram para me chamar, mas especialmente pelo seu significado. Alegria de viver, de ser, de descobrir, de estar, neste mundo, com os outros. O prazer da descoberta, da conquista, me fascinam. Olhar o mundo e as pessoas com olhos de criança, surpreendendo-me sempre com coisas novas, mas ao mesmo tempo reconhecendo aquilo que já vi outrora. Se eu fosse um animal seria um pássaro, livre, que busca sempre alçar novos voos e mais distantes. Se eu fosse uma planta seria uma árvore, daquelas bem antigas, grandes, com troncos largos. Gosto da serenidade que elas me transmitem. Gosto da sensação de que tantas coisas e pessoas já passaram por ali, tantas plantas, folhas e frutos já nasceram e se foram, tantos já se abrigaram em sua sombra. A sensação de que vendavais podem levar algumas de suas folhas, até alguns galhos, mas que as suas raízes a mantém firme no chão. Ser livre e ser firme. 

Sinto que o cuidado é uma das minhas grandes características. Assim sou com as pessoas que encontro, com as coisas que faço e com a profissão que escolhi. Sinto-me muito abençoada pelas pessoas com quem compartilhei e compartilho a minha vida, desde a minha família, aos amigos que fiz, ao amor que vivo e até os outros que já vivi, até as outras pessoas com as quais tive algum tipo de convivência, pelas inúmeras possibilidades de aprendizado e realização ao longo da minha vida. Desde a adolescência, no auge dos meus questionamentos existenciais, me questionava porque algumas pessoas nasciam com tanto, outras com tão pouco. E não falo de bens materiais, mas de possibilidade de existir. A resposta que consegui encontrar e me dar, é de que se eu tive e tenho possibilidades de me desenvolver, podia com isso agir de modo a que outras pessoas também tivessem esta experiência. Isto é o que dá sentido a minha vida. 

Tenho interesses múltiplos, dança, arte, culinária, viagens, línguas, culturas, pessoas... Tudo o que envolve as pessoas, suas possibilidades e impossibilidades, me interessa, desde Gandhi, grandes construções como as pirâmides, até seu lado obscuro e violento.
Tudo o que faço, faço porque acredito. Faço por escolha. Confio na vida e me sinto parte dela, e com isso sei que algumas coisas do que planejei acontecerão, mas principalmente, que outras que eu nem esperava vão se apresentar e que só precisam do meu "sim" para que aconteçam. E aconteçam bem.

Esta sou eu neste momento.

13/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário